sexta-feira, 27 de novembro de 2009

RESENHAS (para ler: amplie, clicando na imagem)

O Estranho (Five Star) / Suite Rio e JB - Idéias, por Luiz Horácio / 2006 (abaixo)

ALMANAQUE VIRTUAL

O Primeiro Crime - Coleção Elas São de Morte – romance policial (Rocco)


SEGREDOS FATAIS

Por Aline Aimée /1/05/2008

Escritora de vasta amplitude no que diz respeito aos gêneros literários, Carmen Moreno tem marcado presença em antologias e coleções, de contos, poesias e romances. Em 2003, essa carioca com formação em artes cênicas e educação artística fez sua estréia no romance policial com O Primeiro Crime, volume da coleção "Elas são de morte", da editora Rocco.

A trama misteriosa tem início quando Sônia, uma amazonense radicada no Rio de Janeiro, é informada que, após um desabamento, foi encontrada uma ossada humana em seu sítio. A partir desse fato, a protagonista terá de se confrontar com lembranças desagradáveis, sofrerá ameaças e experimentará o arrocho da polícia em seu encalço.

Narrada em primeira pessoa, a história é montada por flashes, fragmentos, tal qual um quebra-cabeça. Para o enredo, importam tanto os fatos cronológicos, dados e informações quanto as memórias, configurando uma investigação psicológica acurada, de imprescindível relevância não só para o desfecho, mas também para a atratividade do texto.

A protagonista se oferece em intimidade, revelando desejos, fraquezas, medos, contradições e superações. De uma vida doméstica convencional e passiva a uma reviravolta profissional e um romance fortuito, Sônia traça um painel evolutivo da própria personalidade, revelando ainda a trajetória de alguns dos suspeitos, como o esposo, então inválido, e o sócio de carreira escusa. A autora conduz o domínio narrativo, selecionando e omitindo dados, com vistas a potencializar o suspense - o que é logrado. As cenas são descritas com rigor imagético e ritmo, revelando forte influência do cinema, e a descrição de emoções e situações de tensão são construídas de modo a nos aderir à protagonista, para que as vivenciemos com ela.

O manejo evolutivo de informações atua como pista falsa, ao descortinar de modo relativamente rápido e fácil a lógica que ronda o crime. Mas o romance guarda surpresas que indicarão o real caminho a se seguir na busca pelo culpado.

Com uma narrativa que mescla delicadeza e requinte e com um final de revelação surpreendente, como não poderia deixar de ser, o romance se apresenta como um delicioso exemplar do gênero policial e como prova, não do crime, mas do talento da escritora.



O Primeiro Crime, Coleção Elas São de Morte (Rocco) / Estado de São Paulo / 2003

Foto: Carmen Moreno, Ateneia Feijó e Ana Arruda Callado






Sutilezas do Grito (Rocco) / O Globo - Prosa e Verso, por Olga Savary / 1997


Sutilezas do Grito / Site Rocco





Sutilezas do Grito (Rocco) / JB - Idéias, por Sérgio Rodrigues




Diário de Luas (Rocco) / Folha de São Paulo, por Bernardo Ajzenberg/ 1995

Diário de Luas (Rocco) / JB - Idéias, por Bráulio Tavares


Diário de Luas (Rocco) / O Globo - Prosa e Verso, por Olga Savary



Diário de Luas (Rocco) / Tribuna da Imprensa - Tribuna Bis, por Ricardo Vieira Lima

Nenhum comentário:

Postar um comentário